Declarada como Patrimônio Histórico Nacional na década de 30, Goiana ganhou a fama de Milão Brasileira por ter prédios antigos de arquitetura inspirada na cidade italiana. O estilo barroco que está entranhado em quase todas as construções é datado do século 18 e é característico na igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Brancos, dos Homens Pretos e na Matriz dos Homens Pardos, onde está localizado o Museu de Arte Sacra, com um grande acervo de cerâmicas feitas por artistas da região.
Continuando o tour pelas igrejas de Goiana, você sabia que uma das igrejas mais antigas do estado está localizada na cidade? É a Igreja de São Lourenço de Tejucupapo, construída no século 16, que possui uma bela e arquitetônica capela.
Vale a pena também aproveitar o passeio e conhecer o Buraco da Gia, um restaurante bem diferente, onde caranguejos guaiamuns foram treinados para segurar os copos dos clientes do local.
Mas se você pensa que o passeio por Goiana fica só nesse tour pelo centrinho da cidade, informamos que você está enganado. Um pouco mais afastado do centro da cidade, ficam localizadas cerca de 6 belas praias. A mais badalada é a de Pontas das Pedras, onde fica a Ponta do Funil, o ponto oriental mais extremo do estado. Cercada pela Mata Atlântica, as praias de Barra de Catuama, Tabatinga e Atapuz além de ser uma área de recifes, recebe constantemente a visita de peixes-boi. Já Carne de Vaca é uma das primeiras praias de Pernambuco e juntamente da praia de Riacho Doce, tem um mar tranquilo e praia cheia de coqueiros.
0 comentários:
Postar um comentário