Ilhéus, essa terra de mar azul e transparente, abraçada pela Mata Atlântica, a cidade que faz parte e consequentemente se transformou em cartão postal da região conhecida ao longo dos séculos como a Costa do Cacau, carrega diversas qualidades e características que a transformam em um destino único e paradisíaco. Além de ter praias tranquilas, como as praias do Milionário de São Miguel e Praia do Sul, Ilhéus também é conhecida por receber surfistas de diversas localidades, colocando-se assim no circuito do Surf Brasileiro.
Entrando um pouco no âmbito histórico, podemos dizer que Ilhéus e região deram sua contribuição para o desenvolvimento da economia do país. Por ser uma região abençoada por Cacaueiros, Ilhéus viu seu desenvolvimento nos séculos 19 e 20, quando os barões do cacau construíram grandes palacetes, e casarões em suas fazendas. Por ser sido tão importante, Ilhéus foi retratada até na literatura brasileira, com seus pontos de encontros que existem até hoje, como o Cabaré Bataclan e o Bar Vesúvio, retratados em obras de Jorge Amado. Por sua contribuição em retratar as belezas da região, a casa onde o escritor viveu sua infância se transformou em Casa de Cultura, além das antigas fazendas de cacau, que também estão abertas a visitação a todos.
Além da preservação da história e sua cultura, Ilhéus também possui uma preservação de seu bioma, já que é na região que se encontra a Estrada Parque, onde ao longo da estrada você se depara com mangues, praias e cachoeiras, transformando-se assim na primeira rodovia ecológica do Brasil. Seguindo a estrada até o fim, você pode conhecer outro destino fabuloso, Itacaré.
0 comentários:
Postar um comentário